O final de ano é uma época bastante importante para o comércio. Com as comemorações de Natal e Ano Novo, além da Black Friday e outras promoções, as vendas costumam aumentar em diversos setores. E, junto com o aumento das vendas, todas as operações de logística também observam uma ampliação nas demandas relacionadas a estoque, transporte, distribuição, entre outras.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é que o Natal de 2023 movimente mais de R$ 65 bilhões na economia brasileira. Isso significa um crescimento de 5,6% nas vendas em comparação com o ano anterior, o que indica novas oportunidades de vendas às empresas do segmento, mas também um desafio maior nas operações de logística e de transporte.
Esse aumento nas demandas ao final do ano é uma realidade comum a diversas empresas com frotas de veículos. Por isso, gestores de frota precisam preparar-se para esta época do ano, pensando em estratégias e implementando soluções que favoreçam a eficiência nas operações, o bom atendimento ao cliente e a ampliação dos lucros, é claro.
Pensando nisso, preparamos neste post 5 dicas valiosíssimas para gestores de frota (ou de empresas do comércio, transporte ou distribuição) implementarem neste final de ano e assim maximizarem suas operações e as possibilidades de lucrar nesta época do ano tão importante. Além disso, com essas dicas, será possível atrair novos clientes e fidelizá-los com serviços de excelência, garantindo assim um fluxo maior de vendas durante todo o ano. Confira abaixo!
5 dicas para empresas organizarem a gestão de frota e maximizarem o controle e a eficiência no fim de ano
1. Planeje as ações de logística e as rotas de entrega
A primeira dica refere-se a uma ação que deve ser praticada o ano todo, mas que é especialmente importante nas épocas de aumento nas demandas. Para ampliar a eficiência e garantir os prazos, as entregas e a satisfação dos clientes, é fundamental que os gestores de frota planejem as ações de logística e as rotas de entrega nas operações de transporte.
Para isso, uma boa pedida é analisar os dados que foram coletados no decorrer do ano e identificar possíveis problemas ou pontos de melhoria. Vale também analisar a demanda dos últimos meses do ano passado, diagnosticando assim setores que precisam de uma assistência maior da sua equipe.
Da mesma forma, o planejamento das rotas é fundamental para aumentar a eficiência das empresas com frota de veículos – economizando custos e tempo. Lembre-se de que as demandas tendem a aumentar. Portanto, ao organizar os roteiros, as paradas e os veículos/motoristas utilizados com assertividade, é possível aumentar a eficiência da frota como um todo e assim ampliar os lucros.
2. Gerencie o estoque e maximize a sua operação
Ao realizar o planejamento de logística, é necessário também estar atento aos estoques da empresa. Isso vale tanto para produtos que serão vendidos diretamente ao cliente final ou para matérias-primas e outros fornecimentos.
Portanto, é bastante recomendado fazer uma análise detalhada de seu estoque, sempre lembrando que as demandas do final de ano tendem a subir. Isso pode exigir que você precise negociar prazos e condições com seus fornecedores, por exemplo.
Após analisar a logística e seus estoques, você pode perceber que existe capacidade para novos negócios. Seja por um estoque maior do que o necessário nos produtos, seja por uma equipe que conseguiria atender mais pedidos. Portanto, lembre-se que ainda é tempo de investir em estratégias para atrair novos clientes. Uma boa sugestão é retomar o contato com antigos clientes ou conversar com seus atuais sobre uma possível ampliação nos atendimentos – afinal, novas oportunidades de negócio podem surgir com o aumento nas compras de fim de ano.
3. Esteja atento aos prazos e analise a possibilidade de contratar temporários
Gestores de frota precisam estar preparados para cumprir com os prazos mesmo com o crescimento nas demandas. E nesta época do ano, prazos são mais importantes do que nunca – imagine, por exemplo, a decepção de um comprador ao ter um atraso na entrega de sua encomenda, prejudicando uma celebração de Natal ou a revelação de um amigo secreto!
Portanto, é fundamental mapear todas as demandas, informar com clareza os tempos previstos de entrega e garanti-las nos prazos certos. Para isso, vale a pena analisar a possibilidade de contratar novos funcionários, sejam eles temporários ou efetivos. Um incremento na equipe pode ser a resposta certa para que sua empresa cumpra com os compromissos e ainda consiga angariar novos negócios nesta época do ano.
4. Verifique as condições dos seus veículos
Para garantir um fim de ano tranquilo, não basta organizar a logística, as rotas e os prazos a cumprir. Os gestores de empresas com frotas precisam também estar atentos às condições de todos os seus veículos, evitando problemas inesperados e indisponibilidades.
Portanto, separe um tempo para analisar cada veículo de forma cuidadosa, checando se todos estão com as manutenções em dia e se há a necessidade de algum conserto ou verificação mais detalhada. Programe os ajustes assim que possível, garantindo que sua frota terá a máxima disponibilidade para atender às demandas de última hora.
5. Conscientize seus motoristas para evitar ou diminuir multas
Outra medida importante para garantir a eficiência das frotas no final de ano é investir na capacitação e conscientização dos motoristas em relação às boas práticas ao volante. Afinal de contas, com o aumento nas demandas e a pressão dos prazos, é comum que os motoristas recebam mais multas nesta época de festas.
Com a chegada do Natal e do Ano Novo, as estradas costumam ficar mais cheias. Isso pode levar alguns motoristas desavisados a cometerem infrações de trânsito na ânsia de atenderem aos prazos. Multas por ultrapassagens indevidas, velocidade excessiva, direção no acostamento e várias outras podem ser mais frequentes.
Além disso, com o aumento no tráfego, a fiscalização nas estradas também costuma aumentar. Por isso, é mais importante do que nunca garantir que todos os veículos estejam com as documentações em dia. Funcionários também precisam ser alertados sobre os riscos de utilizar os veículos da firma de maneira indevida – por exemplo, dirigindo após terem consumido bebidas alcoólicas.
Multas deste tipo representam um gasto considerável de recursos, além de ocasionarem a indisponibilidade de motoristas que podem perder a CNH em uma situação desta gravidade.
Aprenda a economizar com a gestão de multas
Receber multas é sempre algo desagradável, mas esta é uma realidade comum às empresas com frotas de veículos. O problema, porém, se torna ainda maior quando as multas se acumulam ou quando a companhia não possui uma gestão eficiente das infrações – perdendo prazos e aumentando os encargos, esquecendo a identificação dos motoristas, deixando de economizar com pagamentos adiantados, entre outros.
Para facilitar o trabalho de gestão de multas e ajudar empresas a economizar, a Anula Multa, especialista em recursos administrativos e defesas de infrações de trânsito, criou um gerenciador de multas para empresas com frotas.
Este gerenciador é uma solução 100% digital que oferece várias funcionalidades aos gestores de frota, incluindo: pagamento de multas com desconto, identificação dos condutores por WhatsApp, análise de informações sobre as multas e motoristas e suporte completo na preparação de uma defesa de infração de trânsito.
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