top of page
  • Foto do escritorAnula Multa

Multas de trânsito na empresa: como gerenciar os gastos?

Trabalhando ou não com frotas, toda empresa que fornece veículos para os seus funcionários precisa enfrentar as temíveis infrações de trânsito. Isso mesmo! Algumas empresas encaram com naturalidade, mas sabemos que multas são um terror para o sucesso de qualquer negócio.


Você já passou por isso? Quer aprender como diminuir os seus gastos com multas de trânsito? Então, fique com a gente! Continue lendo o nosso artigo, que a Anula Multa vai tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a diminuir os prejuízos com multas de trânsito.


O que é uma gestão de multas?


Gerenciar multas não é apenas registrar as infrações que os funcionários cometeram, mas sim uma estratégia de negócio que garante o bom funcionamento de uma empresa. Esse tipo de gestão tem o objetivo de diminuir os gastos de uma corporação, e garantir o controle e organização de multas, prazos e pagamentos.


Adotando esse conjunto de práticas, a empresa consegue montar um banco de dados com as incidências cometidas pelos seus colaboradores, ajudando a evitar futuras autuações. Além disso, a gestão de multas também pode ser utilizada para negociar descontos e parcelamentos, reduzindo despesas com essa ocorrência.


Quais são os benefícios de fazer uma gestão de multas?

Agora que aprendemos o que é uma gestão de multas, e como ela funciona no organismo empresarial. Vamos explorar quais são as vantagens em utilizar essa estratégia para o seu negócio.


  • Diminui a recorrência de multas NIC

Uma das multas mais assustadoras é a multa NIC — Não Identificação do Condutor, essa categoria de multa é uma penalidade que a empresa sofre quando não indica no prazo de 30 dias quem foi o condutor que cometeu a infração.


Porém, grandes problemas podem ser resolvidos com pequenas soluções, quando a empresa tem uma boa gestão de multas, é mais fácil identificar quem foi o motorista infrator e tomar as medidas necessárias.



  • Evita danos e prejuízos

A saúde financeira de um negócio é essencial, especialmente a longo prazo. Investir na gestão de multas evita perdas e danos financeiros, que poderiam passar despercebidos, e no fim: virar uma bola de neve de prejuízo.


  • Melhora a imagem da empresa no mercado

Sabemos que quem faz a imagem de uma empresa são os funcionários, e no trânsito não poderia ser diferente. Por isso, gerenciar o desempenho dos motoristas no tráfego, é uma das chaves para manter a reputação e a boa imagem de um estabelecimento, evitando danos ao patrimônio empresarial.


  • Capacitar os motoristas

Um sistema de gerenciamento de multas ajuda a aperfeiçoar a formação dos condutores, dando-lhes orientações para trafegar de forma cautelosa e praticar a direção defensiva, enquanto cumprem as normas da CTB. Capacitar condutores é formar profissionais responsáveis no trânsito.


  • Ajuda na disponibilidade de veículos e profissionais

Entendemos que as infrações de trânsito e suas penalidades são prejudiciais, e em determinadas circunstâncias, isso pode significar a suspensão dos direitos de direção do condutor, ou a retenção do veículo da empresa, comprometendo assim a rotina diária dos negócios.


Porque é importante gerenciar multas de trânsito?


Imagine a seguinte situação: uma empresa de frota tem dezenas de veículos em circulação, e não se preocupa com o monitoramento do sistema de tráfego da firma. Você concorda que é apenas questão de tempo até a empresa arranjar problemas? Pois é! Gerenciar multas é uma estratégia indispensável para quem trabalha com trânsito, e quer reduzir prejuízos.


As melhores dicas para uma gestão de multas eficiente!


Algumas pessoas acreditam ser fácil falar, mas difícil fazer! Por isso, vamos te ensinar na PRÁTICA como gerenciar os gastos com multas de trânsito da sua empresa. Confira as 6 maneiras mais inteligentes de gerenciar multas de trânsito.


1. Tenha uma Política de Frotas


Vamos ser sinceros! A política de frota é um documento fundamental para qualquer empresa que lida com veículos. Além de deixar claro o que é permitido ou não, estabelece as responsabilidades, os critérios e as possíveis punições em casos de uso indevido do automóvel.


Atenção! Se a empresa pretende descontar a multa de trânsito do funcionário infrator, é importante que isso seja estabelecido em sua política de frota! O Código de Trabalho entende que a multa só pode ser descontada quando existe um acordo prévio entre as partes.


2. Tenha o controle de veículos e motoristas


É simples resolver uma infração de trânsito quando a companhia possui um sistema de controle de entrada e saída de motoristas e veículos. Ele é eficaz e pode ajudar a identificar quem está precisando de instrução e treinamento no trânsito.


3. Use um gerenciador de multas

Ao investir em tecnologia, é possível acelerar e simplificar o processo de gerenciamento de informações da empresa, incluindo o controle de multas. Com um sistema de gestão, é mais fácil controlar as infrações cometidas pelos funcionários, como também acompanhar pagamentos e cumprir prazos estabelecidos.


Precisa de um gerenciador de multas de confiança? Entre em contato com a Anula Multa e descubra como podemos ajudá-lo!


4. Gerencie rotas e estabeleça metas


Para evitar os custos elevados com violações de trânsito, é essencial planejar rotas corretamente, assim os motoristas têm o conhecimento de regras e perigos envolvidos e conseguem tomar as medidas de precaução necessárias.


Estabelecer um sistema de metas e recompensas é uma ótima opção para incentivar o comportamento positivo no trânsito, já que motiva os trabalhadores a cooperarem para o crescimento da empresa.


5. Monitore a condução dos motoristas


O esforço de uma empresa às vezes não é suficiente para reduzir as multas de trânsito. Dessa forma, investir em sistemas que permitam o monitoramento da conduta dos motoristas no tráfego é vital. Com isso, a companhia sabe como cada condutor se comporta no trânsito, e qual é o seu desempenho em ruas, estradas e rodovias.


Como eu posso gerenciar as multas de trânsito da minha empresa?


Se você precisa de um gerenciador de multas completo e inteligente, a Anula Multa tem a solução perfeita para você. Agende agora uma demonstração



45 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page