top of page
  • rauanny5

Consumo de combustível: cálculo ajuda motoristas a economizarem

Proprietários de veículos sabem que os custos com combustível costumam ocupar uma posição alta naquela planilha mensal de nossos gastos. Ainda que os preços da gasolina, do álcool e do diesel mudem constantemente, abastecer o veículo é sempre um momento em que iremos tirar do bolso um valor considerável.


Por isso, os brasileiros cada vez mais procuram por veículos eficientes, ou seja, que consigam rodar mais quilômetros com menor consumo de álcool, gasolina, diesel ou gás. Além disso, é fundamental acompanhar o consumo de seu veículo ao longo do tempo, porque gastos maiores podem indicar problemas em seu funcionamento. Mas será que você sabe como calcular o consumo de combustível em quilômetros por litro do seu automóvel, moto ou caminhão?


Neste texto, vamos te passar um cálculo bem simples para você saber se seu veículo está sendo econômico ou beberrão nas estradas. Além disso, iremos enumerar algumas dicas bem simples para que você consiga economizar combustível enquanto dirige. Acompanhe!


Veículos com computador de bordo são confiáveis?


Muitos automóveis hoje em dia possuem computador de bordo, os quais normalmente já trazem a informação do consumo médio do veículo. A dúvida que fica é: será que a informação trazida nos computadores de bordo é 100% precisa?


No geral, os cálculos de consumo médio trazidos nos computadores de bordo são bem próximos à realidade, então você pode, sim, considerá-los um bom parâmetro para saber o quanto seu veículo está gastando. No entanto, fazer o cálculo de gasolina por km com as informações vindas da bomba de combustível costuma ser mais preciso!


Além disso, ao repetir o cálculo que passaremos abaixo por algumas vezes, você consegue acompanhar a evolução da eficiência de seu veículo. Se achar que está gastando mais com combustível nos últimos meses, refazer este cálculo e comparar com a média histórica do consumo de seu veículo é uma ótima opção. Caso o gasto esteja muito mais alto atualmente, isso pode ser um sinal de que algo está atrapalhando a eficiência do automóvel (seja problemas no veículo ou no próprio combustível), o que deve ser investigado imediatamente.


Como calcular o consumo de combustível ao abastecer?


Realizar o cálculo do consumo de gasolina por km rodado é bastante simples. O mesmo vale para outros combustíveis, como álcool, diesel ou gás. Vamos ao passo a passo!


  1. A primeira coisa que você precisa fazer é ir a um posto de combustível e encher o tanque.

  2. Agora, antes de voltar a rodar, anote a quilometragem atual do seu veículo ou zere o hodômetro parcial.

  3. Rode com seu veículo normalmente.

  4. Depois de alguns dias, volte ao posto de combustível e complete o tanque novamente. Anote quantos litros foram necessários para enchê-lo.

  5. Veja a quilometragem atual do seu veículo e desconte dela o número da quilometragem antiga. Ou seja, encontre a quantidade de quilômetros que você rodou entre um abastecimento e outro.

  6. Pegue este último número (sua quilometragem entre um abastecimento e outro) e divida pela quantidade de litros que foram necessários para encher o tanque novamente. Pronto, você já encontrou o consumo médio em km/l de seu veículo neste percurso!


Fazendo o cálculo na prática


Para que não fique nenhuma dúvida, vamos imaginar um cenário e fazer este cálculo junto com você.


Suponha que, ao completar o tanque, sua quilometragem inicial era de 55.000 quilômetros. Então, você usou o carro por alguns dias e foi ao posto novamente. Ao chegar lá, sua nova quilometragem era de 55.300. E, ao encher o tanque, foram necessários 24 litros de combustível.


Ao fazer a diferença das duas quilometragens (55.300 – 55.000), descobrimos que você rodou 300 quilômetros entre os dois abastecimentos. Agora dividimos os 300 pelos 24 litros de combustível, o que nos mostra que seu consumo médio neste percurso foi de 12,5 quilômetros/litro.


Repita a operação quantas vezes quiser, pois assim você consegue tirar uma média mais precisa do consumo de seu veículo ao longo do tempo. E é bom lembrar que os resultados irão variar dependendo do combustível que você usar, obviamente! Ao abastecer com álcool, por exemplo, você terá um consumo médio de aproximadamente 70% do consumo médio ao usar gasolina.


Dicas para economizar combustível


Fez o cálculo e acha que seu veículo está gastando demais? Algumas dicas podem ajudá-lo a melhorar este número:


Mude hábitos ruins ao volante


Um ponto importante para quem quer economizar combustível é refletir sobre a forma como você está dirigindo. Se colocarmos algumas atitudes em prática, é possível diminuir o consumo médio dos veículos. Por exemplo, dirigir em velocidades moderadas – evitando ultrapassar os limites da via – e trocar as marchas no momento certo, caso seu veículo seja manual, são atitudes que comprovadamente economizam combustível.


Calibre seus pneus


Pneus descalibrados podem aumentar o consumo de combustível dos veículos! Portanto, o ideal é que você faça a calibragem correta dos pneus com frequência. Consulte o manual do seu veículo para saber qual a pressão recomendada. A orientação é que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias. Se você pega estradas com frequência e roda uma quilometragem maior, faça a calibragem ainda mais vezes.


Use menos o ar-condicionado


Estima-se que os sistemas de ar-condicionado dos veículos, quando ligados, aumentam o consumo de combustível em até 20%. Então utilize-o de forma sábia! Para velocidades mais baixas, até 50 km/h, o ideal é que você mantenha as janelas abertas. Mas para velocidades mais altas, usar o ar-condicionado é até mais econômico! Assim, você pode fechar os vidros e melhorar a aerodinâmica do veículo, o que gera uma economia de combustível maior do que os gastos com o ar-condicionado ligado.


Faça uma checagem no alinhamento do veículo e nos filtros de combustível


Existem outras características dos veículos que afetam consideravelmente o consumo de combustível. Por exemplo, desalinhamentos do automóvel e problemas ou entupimentos no filtro de combustível geram maiores desgastes e, com isso, um gasto maior de gasolina ou álcool.

Se você seguiu as dicas anteriores e o consumo ainda está alto, é interessante que faça um checkup geral para entender se algum problema deste tipo está acontecendo.


Os gastos com multas estão altos? Então conheça a empresa especialista em anular multas!


Além dos gastos com combustível, outra despesa comum aos proprietários de veículos são as multas de trânsito. E nós sabemos que, infelizmente, é bastante comum que as autoridades de trânsito apliquem multas indevidas, injustas ou com erros processuais/formais aos motoristas brasileiros.


Todos que recebem uma multa indevida ou com erros podem abrir um processo de defesa de autuação para recorrer da penalidade. Este processo, no entanto, costuma ser burocrático e lento, com vários prazos a cumprir e diversos detalhes que os motoristas precisam estar atentos para conseguirem, de fato, anular uma multa.


Por isso, a melhor opção para recorrer de uma multa ou mesmo recuperar a CNH é ter a ajuda de uma empresa especialista no assunto.


A Anula Multa, que está neste mercado desde 2014, é uma empresa especialista em recursos administrativos e defesa de infrações de trânsito. Ao longo da nossa história, já conseguimos anular mais de 2.400 multas em todo o Brasil e recuperamos o direito de dirigir de milhares de condutores. Graças à nossa equipe de especialistas e ao processo robusto de análise dos casos, temos a maior taxa de sucesso do mercado!


De forma 100% digital, você pode começar hoje mesmo o processo de defesa de infração de trânsito com a ajuda da Anula Multa. Quer saber como? Então clique aqui e converse agora mesmo, de forma gratuita e sem compromissos, com um de nossos especialistas!


E se você conhece alguém que está passando por problemas com multas de lei seca, provisória cassada ou suspensão da CNH, pode participar do nosso Programa Indique e Ganhe. Ao indicar os serviços da Anula Multa para um conhecido que precisa de ajuda em algum desses casos, você recebe um Pix de R$ 100,00 assim que essa pessoa começar a trabalhar com a gente. Você pode fazer quantas indicações quiser para acumular aquela grana extra no final de ano!


52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page