• Anula Multa

Parei na Blitz, e agora?

Atualizado: 23 de dez. de 2021

A palavra blitz é uma abreviação do alemão “blitzkrieg”, que significa ataque-relâmpago, e faz alusão a forma com que eram feitos os ataques surpresa das tropas de Hitler na 2ª Guerra Mundial.


No Brasil, blitz passou a ser sinônimo de uma operação policial de fiscalização surpresa, ou seja, sem aviso prévio de horário ou local.


Por conta disso, muitos condutores, mesmo sem motivo, acabam ficando com medo quando são convidados a parar numa blitz.




E para deixá-lo mais tranquilo, listamos algumas dicas e direitos, confira:


1. Em nenhum momento tente fugir, pois, além de ser considerada uma infração (transpor bloqueio policial), poderá levantar suspeitas junto aos agentes de trânsito.


2. Reduza a velocidade, abaixe os vidros e se estiver à noite ligue a luz interna para o agente de trânsito visualizar quem se encontra dentro do veículo.


3. Apresente os documentos quando solicitados (pode ser no formato digital).


4. Se tiver esquecido a CNH ou PPD, o porte do documento será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o condutor está habilitado.


5. Evite discutir. Se a multa aplicada é injusta, você poderá recorrer num momento oportuno.


6. Em caso de retenção do veículo, você deverá exigir um termo de vistoria. Afinal, caso aconteça algum dano enquanto ele estiver sob a guarda do órgão de trânsito, você terá direito à indenização.


7. Em caso do teste do bafômetro, você pode solicitar uma contraprova a ser feita alguns minutos após o primeiro teste.


8. Sempre que a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado tão logo seja regularizada a situação.


9. Sempre que não for possível sanar a falha no local da infração, o veículo, desde que ofereça condições de segurança para circulação, deverá ser liberado e entregue a condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do CRLV.


Gostou? Para mais informações siga as nossas redes sociais @anulamulta







4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo